Teorema de Pitágoras:

O matemático grego Euclides, que viveu no século IV a.C., demonstrou que a série dos números primos (os que são divisíveis por si próprios) era infinita, e provou que a raiz quadrada de dois era um número com casas decimais infinitas. (fato que já tinha sido verificado por Pitágoras).

Em sua obra Os Elementos, Euclides condensou todo o conhecimento matemático de sua época, especialmente em relação à geometria.
A obra de Euclides demonstra rigor metodológico e sistemático, parte de conceitos primitivos, como ponto, reta e plano. É bom lembrar que a obra de Euclides foi escrita em uma época na qual se acreditava que a Terra era um imenso plano, e não era concebida a idéia de redondeza. A partir destes conceitos escreve os axiomas e postulados, que não têm demonstração, mas que são aceitos até hoje com grande aplicabilidade em vários campos. A geometria não-euclidiana aparece somente no século XIX, com Gauss, Lobatchvsky e Riemann.

Fórmulas do teorema de Pitágoras

Teorema de pitágoras

“A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.”

Fórmula dos catetos

Em breve mais dicas para o vestibular 2010.

Feed

Di­gite seu e-​mail na caixa acima para ser co­mu­ni­cado so­bre as pu­bli­ca­ções de no­vos ar­ti­gos. Não esqueça de acessar a caixa de entrada do seu e-​mail para confirmar o ca­das­tro.

Ir Inscrições Vestibular > Dicas > Teorema de Pitágoras