A prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias no Enem exige do aluno um maior conhecimento de mundo. É preciso estar atento aos temas da atualidade e também nos acontecimentos históricos do Brasil e do Mundo. Nesta prova são cobradas as noções de cidadania, direitos humanos, movimentos históricos, problemas urbanos, questões ambientais (também cobrada na prova de ciências da natureza), situação rural do país e os impactos da tecnologia na sociedade.

Direitos humanos

Direitos humanos

Atualmente tem sido cobradas questões de Filosofia, Sociologia, História e Geografia, que vão além de uma simples leitura e apreensão. Para se preparar para esta prova é preciso conhecer a história e também acompanhar todos os acontecimentos importantes que impactam na vida das pessoas e nas organizações políticas. História do Brasil costuma ser mais cobrada que História Geral, especialmente conhecimentos sobre o período da ditadura e a Era Vargas. Também é muito pedida a relação entre imagens e textos, pedindo além de um conhecimento de fatos, a desenvolvida capacidade interpretativa.

A Geografia foca bastante em problemas sociais, questões territoriais e a leitura e interpretação de gráficos e tabelas. Aspectos físicos como hidrografia e vegetação costumam aparecer e sociais como urbanização, indústria, transportes e agricultura.

É importante revisar provas anteriores para um bom desempenho e também acompanhar noticiários de diferentes fontes.

FlaviaDicasENEM
A prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias no Enem exige do aluno um maior conhecimento de mundo. É preciso estar atento aos temas da atualidade e também nos acontecimentos históricos do Brasil e do Mundo. Nesta prova são cobradas as noções de cidadania, direitos humanos, movimentos históricos, problemas...