Ir Inscrições Vestibular > Dicas, Vestibular > Dicas de como fazer uma redação para o vestibular



Nesta época do ano muitos estudantes já estão se preparando para realizar as provas do vestibular, além do Enem, que é muitas vezes decisivo na hora de ingressar em uma universidade. As instituições valorizam muito em suas provas para o vestibular a redação, tendo muitas vezes valor correspondente a 50% da avaliação, por este motivo é importante que a redação seja feita com consciência para que o desempenho seja bom.

Não se desespere caso a arte de escrever não seja necessariamente o seu dom, pois na avaliação da redação os jurados observam o conhecimento de normas básicas da língua portuguesa para a composição de textos. Ninguém pode exigir que você escreva bem, pois isto remete a uma habilidade da qual muitos não são dotados naturalmente,  mas como estudante e candidato a uma vaga em uma universidade, é a sua obrigação escrever certo.

redação para vestibular

É importante que você saiba do que está falando, tenha o mínimo de conhecimento sobre o assunto que o seu texto trata, pois sem dúvidas os jurados irão notar se você estiver “enrolando” durante a sua produção de texto. Mas então surge a pergunta: Como posso ter conhecimento prévio do assunto se não sei qual será o tema sugerido? A resposta é simples, leia muito. As avaliações vestibulares na maioria das vezes trazem na sua redação um tema que seja atual, portanto ler e assistir jornais e ler revistas que tratem de assuntos atuais e de interesse público (revista de fofoca não vale!) irão te ajudar a estar por dentro dos principais temas que podem ser cobrados na produção de texto e até nas questões da prova. Lembre-se: Quanto mais se lê, maior domínio se tem sobre os assuntos que interessam, aumentando assim naturalmente as chances de ter um bom conhecimento sobre diversos assuntos.

Um dos fatores bastante relevantes também é saber formar uma opinião lógica sobre os assuntos para não correr o risco de ficar preso em “achismos”, neste setor novamente vem a questão da leitura, que exerce grande influência na capacidade individual de formar opiniões sobre diversos assuntos.

Para concluir, leia bastante, mas leia sobre o que interessa; saiba sempre do que está falando para não cometer graves erros e parecer leviano; esteja tranquilo e confiante no momento da prova para garantir um bom desempenho na redação e na parte objetiva.

Termos de pesquisa relacionados:

  • CEV URCA TEMAS DE REDAÇÕES PROPOSTOS PARA O VESTIBULAR URCA 2014 2

Relacionado a Dicas de como fazer uma redação para o vestibular:

Encontre o que deseja

Digite seu e-mail e receba novidades sobre Dicas de como fazer uma redação para o vestibular:


Cursos Online 24 Horas

Comentários estão fechados no momento.

Inscrições Vestibular > Dicas, Vestibular > Dicas de como fazer uma redação para o vestibular