Dicas para fazer uma boa redação no Enem

– A redação no Enem é uma das partes mais importantes da prova, tendo um grande peso no resultado final do Enem. E a forma de avaliação é um pouco diferente dos vestibulares tradicionais, já que tem exigências distintas. Desta forma, é preciso atentar a alguns detalhes importantes.

Como fazer uma boa redação no Enem

Enem 2016

Como fazer uma boa redação no Enem

O primeiro passo é ter um esquema de redação, que terá a introdução, onde deverá estar a sua tese sobre o tema proposto, ou seja, a sua opinião sobre o que está sendo falado. Este geralmente é o primeiro parágrafo da sua redação. Nos parágrafos seguintes, que devem ser de dois a três parágrafos, você deverá desenvolver os argumentos que usará para fundamentar a sua opinião, mais ou menos dois argumentos, dos quais um deles, de preferência o segundo, que é mais forte, com base em alguma área do conhecimento que você deverá expor.

Como o Enem trata de problemas sociais, no último parágrafo você deverá indicar uma solução para o problema e em seguida fazer a sua conclusão.

O que eu não posso fazer na redação do Enem?

É importante lembrar que as opiniões devem ser fortes e claras, você precisa se posicionar. No entanto, a redação deve ser sempre em primeira pessoa e você deve escrever como se fosse uma verdade, jamais utilizando termos como “eu acho”, “na minha opinião”, etc.

Como treinar para redação do Enem?

É importante criar um hábito de escrita, treinando este modelo pelo menos uma vez por semana. Para ter argumentos também para a sua redação, é fundamental estar por dentro dos assuntos atuais, sempre se mantendo informado através de vários meios de comunicação. Veja aqui alguns temas para redação do Enem 2016.

Além da redação, é necessário estudar no mínimo o básico de cada matéria para aumentar a nota e ir bem no Enem 2016. Se você ainda não tem um plano de estudo, veja algumas aulas para o Enem 2016 gratuitas no Facebook.

FlaviaDicasENEM
Dicas para fazer uma boa redação no Enem - A redação no Enem é uma das partes mais importantes da prova, tendo um grande peso no resultado final do Enem. E a forma de avaliação é um pouco diferente dos vestibulares tradicionais, já que tem exigências distintas. Desta forma, é...