Entrar em uma universidade pública é o sonho de muitos vestibulandos. Isso porque a concorrência é muito grande, o que faz dela um local de referência, onde todos querem entrar. Há também o fato do aluno não pagar mensalidade, o que também é uma boa opção para muitos. Veja quais são os caminhos para ingressar em uma universidade federal ou estadual.

Como entrar em uma universidade pública

Como entrar em uma universidade pública

Há basicamente três formas de ingresso em uma universidade federal ou estadual. São elas o vestibular tradicional; o SISU, pelo ENEM e por meio de cotas. Veja cada uma delas.

O vestibular tradicional é o que a própria instituição aplica. Normalmente o candidato faz várias provas sendo elas objetivas, discursivas e uma redação. Dependendo do curso é necessário fazer também avaliações de aptidão. Para prestar o vestibular tradicional é preciso pagar um valor estipulado e também há a possibilidade de pedir isenção de taxa, para candidatos de baixa renda.

O SISU foi uma grande ajuda para aqueles que sonham entrar em uma universidade pública. Para tentar o SISU o candidato precisa fazer apenas o ENEM, que não é pago por alunos de escolas públicas. Outra vantagem do SISU é que nele o candidato pode tentar a vaga em duas universidades ao mesmo tempo, em qualquer lugar do país onde estão sendo ofertadas as vagas.

As políticas afirmativas são as cotas, pelas quais alunos auto declarados negros, índios ou pardos tem uma cota obrigatória nas universidades. Candidatos de baixa renda e em alguns casos egressos de escolas públicas também podem tentar ingressar nas instituições pelas cotas. Esses candidatos precisam passar pelas provas (vestibular ou ENEM), independente da situação.

FlaviaDicascomo entrar em uma universidade pública,como entrar em universidade pública,dicas para entrar na universidade pública,universidade pública
Entrar em uma universidade pública é o sonho de muitos vestibulandos. Isso porque a concorrência é muito grande, o que faz dela um local de referência, onde todos querem entrar. Há também o fato do aluno não pagar mensalidade, o que também é uma boa opção para muitos. Veja...